segunda-feira, 10 de abril de 2017

Elaboração E Edição De Texto

ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTO
COOPERAÇÃO NA REDE


A matéria do caderno do curso me fez voltar ao passado, embora não seja tão velho assim, mas me fez lembrar a primeira vez que interagi com uma planilha ou editor de texto.  Me perguntava: o que faço com isto? Qual a sua finalidade? Como funciona? O editor de texto era mais amigável, mas a planilha um mundo totalmente estranho. Mas  o tempo foi passando, fomos nos aprimorando aos poucos. Passamos por muitas vezes por aquela frustração de perda do trabalho digitado por motivo de travamento do editor ou do sistema operacional e geralmente perdíamos quase tudo do trabalho realizado. Não que nos dias atuais estejamos livres destes acontecimentos, mas acontecem num percentual irrisório se compararmos com o passado. Ufa ainda bem. Hoje os sistemas operacionais, editores, planilhas, etc., são mais estáveis. Pcs podem estar equipados com nobreaks. Notebooks possuem sua própria autonomia numa possível ausência de energia. No passado também existia mas pelo seu elevado custo da época eram poucos os que tinham acesso a esta tecnologia devido ao seu custo ser elevado pelos padrões da época.

Hoje o editor de texto, planilhas e etc., nos trazem uma infinidade de recursos que podemos fazer seu uso muito além de um simples ctrl + c e ctrl + v. Podemos estar realizando uma digitação de um texto através do comando de voz. Isso nos ajuda muito no quesito tempo. Evidentemente que não escapamos da edição posteriormente mas contribui muito numa ausência de tempo disponível no nosso mundo moderno.

Evidentemente que todas as ferramentas disponíveis num editor de texto não está disponível no editor de texto para realizar as postagens do blog, mas o básico está lá. Como muitos fazem dele pouco uso, inclusive minha pessoa, talvez esteja aí o princípio de algumas dificuldades. Que nada, isso não é um impedimento para nossa grande vontade de explorar o desconhecido.

O grande diferencial dos três editores é de que o LIBREOFFICE, OPENOFFICE são de código aberto e podem ser portáteis, ou seja, instalados num pendrive. Já o MICROSOFT OFFICE vem a ser uma suíte paga e sem o recurso da portabilidade.

Aproveito para compartilhar alguns saberes, que provavelmente a maioria já saiba. Mesmo assim faço as colocações de que hoje no mercado existem diversos editores de textos, entre eles venho a destacar três:


MICROSOFT OFFICE: é uma suíte de aplicativos para escritório que contém programas como processador de texto, planilha de cálculo, banco de dados (Também conhecido como DB "Data Base"), apresentação gráfica e gerenciador de tarefas, de e-mails e contatos. O Office 2016 (versão mais recente) funciona em PC's, Mac's, smartphones, tablets e na nuvem, mesmo em computadores que não têm o Office instalado. Ele é totalmente integrado com o OneDrive, e é compatível com telas sensíveis ao toque.

LIBREOFFICE: é uma suíte de aplicativos livre para escritório disponível para Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X. A suíte utiliza o formato OpenDocument (ODF - OpenDocument Format) — formato homologado como ISO/IEC 26300 e NBR ISO/IEC 26300 - e é também compatível com os formatos do Microsoft Office, além de outros formatos legados. Alguns deles não são suportados pelas versões mais recentes do Microsoft Office, mas ainda podem ser abertos pelo LibreOffice. O código fonte da suíte foi liberado para que fosse possível a participação de contribuintes para desenvolvê-lo, dando início ao projeto de desenvolvimento de um software de código aberto em 13 de outubro de 2000, o OpenOffice.org. O principal objetivo era fornecer uma alternativa de baixo custo, de alta qualidade e de código aberto.

Caso queira fazer o download da versão instalável para WINDOWS CLIQUE AQUI.

Caso queira fazer o download da versão Portátil para WINDOWS    CLIQUE AQUI..

OPENOFFICE: é um conjunto de aplicativos para escritório livres multiplataforma, distribuída para os Sistemas Operacionais: Microsoft Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X, e mantida pela Apache Software Foundation. O conjunto usa o formato ODF (OpenDocument) — formato homologado como ISO/IEC 26300 e NBR ISO/IEC 26300 — e é também compatível com os formatos do Microsoft Office, além de outros formatos legados. Alguns formatos legados que não são mais suportados pelas versões mais recentes do Microsoft Office ainda podem ser abertos pelo OpenOffice.org, evitando assim sua perda.

Caso queira fazer o download da versão instalável para WINDOWS CLIQUE AQUI.

Caso queira fazer o download da versão Portátil para WINDOWS     CLIQUE AQUI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário